Sinopse: O projeto Perfil do Pensamento Brasileiro entrevista Dias Gomes, que discorre sobre sua vida pessoal, carreira e momentos marcantes. Nascido em Salvador, na Bahia, em 1922, o escritor foi um romancista, dramaturgo e autor de telenovelas do Brasil, além de membro da Academia Brasileira de Letras. Influenciado pelo seu irmão poeta, Guilherme Freitas Dias Gomes, membro da Academia dos Rebeldes, o dramaturgo entrou no mundo da escrita. Durante a entrevista, Dias Gomes relembra, em conversa entre amigos e conhecidos, sua infância na Bahia e seus primeiros contatos com o teatro e a dramaturgia. Conta sobre sua vinda para o Rio de Janeiro, onde escreveu sua primeira peça e atravessa sua vivência no cenário artístico carioca, bem como sua presença em movimentos sociais e estudantis. Membro do Partido Comunista, o autor enfrentou diversos desafios com a censura no teatro, que foi fortemente atacado, e comentou sobre os obstáculos de viver do teatro. Fato que o fez aceitar o convite para trabalhar na televisão como autor de novelas, ação que teve muito impacto na sua formação socio-cultural e sua visão sobre o movimento do realismo, muito presente em suas obras.
Com participação de: Dina Sfat, René Capriles, Antonio Carlos Lobo, Arthur Jose Poerner, Ivo Torres, Jose Louzeiro, Antonio Mercado e Walter Campos.
Edição: 34 e 35
Série: 250
Ano: 1987
Ficha Técnica
Apresentação: Arthur José Poerner
Direção: Milton Alencar Jr.
Produção: Marilisse Navarro
Pós-produção: CTE
Formato Nativo: VHS
Tags: Dias Gomes, Entrevista, Teatro, Novela, Dramaturgia, Escritor, Autor, Conversa, Peça, Academia Brasileira de Letras, Poesia, Bahia, Perfil do Pensamento Brasileiro, Realismo, Absurdismo, Censura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Uerj, Memória Uerj, NuMA, Núcleo de Memória Audiovisual, Centro de Tecnologia Educacional, CTE, TV Uerj, TV Universitária