Sinopse: Entrevista com o consagrado ator Milton Gonçalves, um dos maiores expoentes da dramaturgia nacional. A fala de Milton varia entre seu trabalho no teatro, especialmente o impacto do Teatro de Arena de São Paulo em sua formação, e sua militância política, tendo um papel ativo na articulação e mobilização do movimento negro.
Esses âmbitos são permeados por seus relatos pessoais, que permitem analisar causos como quando o pai de Milton serviu como modelo para uma das pessoas representadas no Monumento às Bandeiras, as primeiras experiências no teatro, os casos de racismo sofridos pelo ator e pessoas próximas, a importância de viagens à região do Benin (atualmente Costa do Marfim, Benin, Gana, Togo e Nigéria), e à Cuba, e o encontro com Toshiro Mifune são elementos trazidos com muita vivacidade nas memórias de Milton.
Defende o orgulho dos antepassados negros, valorizando os heróis afrobrasileiros e suas diferentes facetas, fugindo de uma narrativa que coloca o negro apenas como sofredor e valorizando suas formas culturais e de resistência. Por fim, defende a valorização do exercício da cidadania para o povo brasileiro, tão cheio de frustrações e merecedor de dias melhores.
Participações de: Anna Davies, Francisco Milani, Walter Miranda Campos, Arthur José Poerner e Milton Gonçalves.
Coordenação: René Capriles, Antonio Carlos Lobo, Arthur José Poerner, Ivo Torres e José Louzeiro
Direção: Milton Alencar Jr.
Realização: Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro em parceria com o CTE/Uerj.
Apoio cultural: Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
Edição: 85
Série: 250
Ano: 1988
Formato Nativo: U-Matic
Tags:Perfil do Pensamento Brasileiro, Entrevista, Milton Gonçalves, Monumento às Bandeiras, Teatro de Arena, Cuba, Política, Toshiro Mifune, Natal da Portela, RioArte, Anna Davies, Francisco Milani, Walter Miranda Campos, Movimento Negro, África, Ancestralidade, Cidadania, Teatro, Cinema, Eles Não Usam Black-Tie, Benin, Novela, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Uerj, Memória Uerj, NuMA, Núcleo de Memória Audiovisual, Centro de Tecnologia Educacional, CTE, TV Uerj, TV universitária