Perfil do Pensamento Brasileiro: Nélida Piñon

Por |2024-02-19T21:18:04+00:00fevereiro 19, 2024|Depoimentos, Perfil do Pensamento Brasileiro, Série Audiovisual|

Sinopse: Nélida Piñon foi uma escritora, imortalizada na Academia Brasileira de Letras (ABL), tendo sido a primeira mulher a ter presidido a Academia entre 1996 e 1997. É considerada uma das principais expoentes da literatura brasileira, escrevendo obras como “A casa da paixão” e “A república dos sonhos”. Colecionou inúmeros prêmios durante sua vida, além de ter seus livros traduzidos para diversos idiomas, sendo internacionalmente reconhecida. Nessa entrevista, concedida para o Projeto Perfil, Nélida entra em detalhes sobre a importância das origens galegas em suas obras, seu processo de escrita e estruturação narrativa. Passa também por temas como a cultura, a paixão, a política, a educação, a cidadania, e o Rio de Janeiro, além de falar sobre sua amizade com Clarice Lispector. Destaca como a literatura nacional está intimamente ligada com seu povo, e que possui, através do imaginário, a capacidade de reintroduzir projetos de sociedade, desacreditados no cotidiano. Logo, esse imaginário não é contrário à realidade, mas sim complementar, canalizando as frustrações do dia a dia e potencializando mudanças.

Coordenação: René Capriles, Antonio Carlos Lobo, Arthur José Poerne, Ivo Torres e José Louzeiro / Direção: Milton Alencar Jr.

Realização: Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro em parceria com o CTE/Uerj.

Apoio cultural: Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

Edição: 88/89, Série: 250

Ano: 1987

Nativo: U-Matic

Tags: Nélida Piñon, Escritora, Projeto Perfil, Entrevista, Literatura Brasileira, Academia Brasileira de Letras, Doce Canção de Caetana, América Latina, Espanha, Galícia, Romance, Política, Imaginário, Rio de Janeiro, Cultura, Identidade, Cidadania, Educação, Brasil, Antônio Carlos Lobo, Ivo Torres, José Louzeiro, René Capriles, Imigração, Perfil do Pensamento Brasileiro, Sindicato dos Escritores do RJ, CTE, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Núcleo de Memória Audiovisual, Centro de Tecnologia Educacional, NuMA, TV Universitária.

Ir ao Topo