Sinopse: O programa Campus aborda um debate fundamental sobre a discriminação racial no Brasil. Conta com a fala de historiadores, traçando um panorama sobre o pós-abolição e a atuação do estado brasileiro em garantir que pessoas negras e ex-escravizadas possuíssem uma cidadania “de segunda categoria”, negando oportunidades e excluindo socialmente grande parte da população. Destaca, através das estatísticas, a realidade racial profundamente desigual presente no Brasil, e complementa que, embora as cotas sejam importantes para atenuar essa realidade, não basta para promover uma alteração radical deste cenário. Traz luz ao projeto, promovido por religiosos e professores, a partir das reflexões da Pastoral do Negro em São João de Meriti, de um curso dedicado a alunos/as negros/as e carentes, visando o maior ingresso dessas pessoas nas universidades. Por fim, destaca que a herança negra para o Brasil é mais do que suas práticas culturais, efetivamente impactando a nossa visão de mundo como sociedade.
Entrevistas com: Raimundo Sousa Dantas, Manolo Florentino, Marilene Rosa Nogueira, Joel Rufino dos Santos, Frei David, Sílvio de Almeida, Ivo Meireles, Elisa Lucinda e Lula Vieira.
Ficha Técnica:
Apresentação: Christiane Vianna e Flávio Leão
Direção: J. A. Medeiros
Roteiro: Heitor Silva
Cinegrafia: Guapiassu Goes, Noel Pacheco e Vanderlei Moreira
Fotografia: Paulo Cezar Alves
Edição: Wagner Rocha e Jairo Delane
Edição: 143
Série: 2
Ano: 1996
Formato Nativo: VHS
Tags: Racismo, Discriminação Racial, Direitos Humanos, Cidadania, História, Abolição, Preconceito, Educação, Pastoral do Negro, Ações Afirmativas, Cultura, Raimundo Souza Dantas, Manolo Florentino, Marilene Rosa Nogueira, Joel Rufino dos Santos, Frei David, Sílvio de Almeida, Ivo Meireles, Eliza Lucinda, Lula Vieira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Uerj, Memória Uerj, NuMA, Núcleo de Memória Audiovisual, Centro de Tecnologia Educacional, CTE, TV Uerj, TV universitária, Escravidão