Programa Campus: Gabriel García Márquez

Por |2023-12-20T23:57:03+00:00dezembro 20, 2023|Campus, Série Audiovisual|

Sinopse: Vídeo sobre o grande escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez, o “Gabo”, ganhador do Nobel de Literatura em 1982. Gabo é mais conhecido por suas obras literárias, que retratam as realidades colombianas e latino-americanas trazendo elementos místicos e ficcionais, assim “reencantando o cotidiano” através de seu realismo mágico. O programa traz obras específicas do escritor, como “O general em seu labirinto” e “Cem anos de solidão”, para comentar esses aspectos em seu trabalho, inclusive do impacto de sua família na forma de contar histórias. Cenas de diversas adaptações cinematográficas são passadas durante o programa, destacando não apenas a grande presença das obras de Gabo no cinema, mas a relação do próprio escritor com o meio, inclusive dirigindo alguns filmes. Por fim, fala do lançamento da primeira parte da autobiografia de García Márquez no Brasil, “Viver para contar”, traduzida por Eric Nepomuceno.

Entrevistas com: Eric Nepomuceno, Maria Teresa Toríbio Lemos, Ana Cristina dos Santos, Eliane Zagury, Orlando Senna.

Apresentação: Christiane Vianna e Flávio Leão.

Edição: 127, Série: 2

Ano: 2003

Nativo: VHS

Tags: Gabriel García Márquez, Gabo, Colômbia, Escritor, Jornalista, Literatura Colombiana, América Latina, Campus, O General em seu Labirinto, Jornalismo, Cem Anos de Solidão, Realismo Mágico, Nobel, O Amor nos Tempos do Cólera, Cinema, Memória, Viver Para Contar, Eric Nepomuceno, Maria Teresa Toríbio Lemos, Ana Cristina dos Santos, Eliane Zagury, Orlando Senna, Ninguém Escreve ao Coronel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Uerj, Memória Uerj, NuMA, Núcleo de Memória Audiovisual, Centro de Tecnologia Educacional, CTE, TV Uerj, TV Universitária.

Ir ao Topo