Programa Campus: João Cândido

Por |2025-04-30T23:21:16+00:00abril 14, 2025|Campus, Série Audiovisual|

 

Sinopse: Vídeo dedicado ao revolucionário João Cândido Felisberto, o “Almirante Negro” da marinha brasileira. Líder da Revolta da Chibata (1910), episódio que pôs em cheque a legitimidade das ações cometidas pela Marinha brasileira, João se tornou um ícone do antirracismo no Brasil. Seu posicionamento contra o uso de chibatadas em marinheiros negros pode ser considerado um dos primeiros movimentos em grande escala de contestação ao governo republicano no Brasil. Contando com entrevistas de historiadores e parentes do homenageado, o programa analisa de forma crítica mas também trazendo relatos pessoais de sua tragetória que hoje em dia é rememorada com orgulho dentro do movimento negro do Brasil.

Com participação de: Almirante Hélio Lencio Martins, Marco Morel, Zeelândia Candido de Andrade e Adalberto do Nascimento Candido.

Edição: 84, Série: 2

Ano: 2001

Ficha Técnica

Apresentação: Christiane Vianna, Flávio Leão

Direção: J. A. Medeiros

Roteiro: Heitor Silva

Cinegrafia: P. C. Alves, Guapi Góis, Pedro Balalai

Edição: J. A. Medeiros, Munik Rangel

Formato Nativo: VHS

Tags: João Cândido Felisberto, Almirante Negro, Marinha Brasileira, Revolta da Chibata, Racismo, Antirracismo, Movimento Negro, Almirante Hélio Lencio Martins, Marco Morel, Zeelândia Candido de Andrade, Adalberto do Nascimento Candido, Programa Campus, UERJ, NUMA, CTE, Centro de Tecnologia Educacional, Núcleo de Memória Audiovisual, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Preservação Audiovisual.

Ir ao Topo