Programa Campus: Museu do Cárcere – Projeto Ilha Grande (Memória e identidade)

Por |2023-11-16T19:15:49+00:00novembro 16, 2023|Campus, Série Audiovisual|

Sinopse: Ecologia e memória no mesmo lugar, a antiga Colônia Penal da Ilha Grande foi transformada em um museu contando com a presença do Governador Sérgio Cabral. Uma obra em parceria com a Uerj, estimulando o turismo. A exposição traz fotos e registros da colônia penal que abrigou diversos presos políticos na era de Vargas, como escritor Graciliano Ramos (que teve sua passagem pelo presídio registrada no filme “Memórias do Cárcere), Fernando Gabeira e Madame Satã, estes durante a ditadura militar. O Museu visa a recuperação do acervo, a atualização e adequação às novas tecnologias. O projeto é coordenado pelo centro Multimídia do Programa Ecomuseu Ilha Grande, e destinou-se à recuperação de imagens, depoimentos e relatos orais registrados em vídeo sobre a Ilha Grande, produzidos em vídeo desde 1998 pelo Centro de Tecnologia Educacional (CTE/Uerj).

Repórter: Flávia Carmagnanis e Guto Lacerda.

Depoimentos: Myrian Sepúlveda (Coord. do ECOMUSEU), Júlio de Almeida (Ex-presidiário), Ezequiel Ferreira (Policial aposentado) e Regina Lúcia Henriques (Sub-reitora de Extensão/Uerj). Direção: Verônica Dalcanal

Edição: 187, Série: 2

Ano: 2009

Nativo: DVD