Programa Campus: Perfil Joel Rufino

Por |2024-01-26T22:20:23+00:00janeiro 26, 2024|Campus, Série Audiovisual|

Sinopse: Joel Rufino foi um historiador brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, e profundamente ligado à causa afro-brasileira e ao estudo das culturas africanas. Nas suas obras, destaca-se o ecletismo em abranger diferentes gêneros, passando por romances, livros infanto-juvenis, e escritos acadêmicos. Primou sempre pela coerência de sua escrita com a sua atuação na vida, como militante da Aliança Libertadora Nacional (ALN) durante o período da ditadura militar brasileira, sendo detido pelo regime em dezembro de 1972. Após a redemocratização, presidiu a Fundação Palmares, fortalecendo o reconhecimento das comunidades quilombolas. O programa Campus de hoje fala dessa importante personalidade, enfocando a relação de Rufino com seu filho Nelson durante o cárcere, através de cartas que escondiam os terrores e buscava tranquilizá-lo sobre sua condição no presídio do Hipódromo, em São Paulo. As cartas foram compiladas na obra “Quando eu voltei, tive uma surpresa”, lançado em 2000 pela Editora Rocco.

Elenco: Joel Rufino e Nelson Garbayo dos Santos (filho de Joel Rufino).

Edição: 84, Série: 2

Ano: 2001

Nativo: VHS

Tags: Joel Rufino, Historiador, Escritor, Cultura Africana, Perfil, Programa Campus, História, Repressão, Cultura Afro-brasileira, Entrevista, Ditadura Militar Brasileira, Quando eu voltei tive uma surpresa, Fundação Palmares, Política, Memória, Direitos Humanos, Família, Nelson Garbayo dos Santos, CTE, TV Uerj, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Núcleo de Memória Audiovisual, Uerj, Centro de Tecnologia Educacional, NuMA, TV Universitária.

Ir ao Topo