Sinopse: O programa apresenta o Real Gabinete Português. Localizado no Centro do Rio de Janeiro, o Gabinete foi fundado por um grupo de portugueses como uma forma de resgatar e reafirmar a identidade lusitana. O prédio foi construido no coração da cidade para celebrar e preservar os valores portugueses, mesmo que num momento de turbulência política e social de Portugal. O estilo arquitetônico do edifício é o neomanuelismo, estilo esse que busca inspiração na decoração manuelino, que utiliza muitos símbolos marítimos por causa das grandes navegações do século XVI. Além da sua beleza arquitetônica, o monumento traz o maior acervo de literatura e cultura lusitana do Rio de Janeiro. Dessa forma, o Real Gabinete Português é visitado por diversas pessoas que buscam estudar, conhecer a cultura ou que estejam a procura documentos que só podem ser encontrados em seu acervo.
Participação: Antônio Gomes da Costa (Presidente do Real Gabinete Português de Leitura), Maria do Amparo (Professora de Literatura Portuguesa Medieval), Célia Verônica De Oliveira (Encadernadora de Livros) e Vera Lúcia de Almeida (Blibliotecária).
Imagens do filme: 1492: A Conquista do Paraíso, de Ridley Scott.
Edição: 62, Série: 3
Ano: 2005
Ficha Técnica
Apresentadora: Renata Augusta
Direção: Claudia Sampaio
Roteiro: Guilherme Sarmento, Irene Khalil, Lusus Dias, Luciana Motta e Mariana Cruz
Formato Nativo: VHS
Tags: Real Gabinete Português, Real Gabinete Português de Leitura, Arquitetura, Cultura, Portugal, Lusitanos, Lusíadas, Camões, Manuelismo, Neomanuelismo, Rio de Janeiro, Livros, História, Documentos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Uerj, Memória Uerj, NuMA, Núcleo de Memória Audiovisual, Centro de Tecnologia Educacional, CTE, TV Uerj, TV Universitária.