Sinopse: A diretora Suzana Amaral, Ivo Barbieri e Denise Bandeira falam na série de debates “Um olho no livro, outro na tela”, promovida pelo Programa de Pós-graduação em letras da UERJ, sobre a direção da adaptação de 1985 da obra A Hora da Estrela de Clarice Lispector. No evento, realizado em 1997 na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), o romancista Ivo Barbieri e a roteirista Denise Bandeira exaltam como o filme capta a história do livro sem depender do formato escrito por Lispector. Para Suzana dispensar a figura do narrador proporciona imergir na vida cotidiana de Macabéa, que ela descreve como uma anti-heroína que tem a cara do Brasil.
Detalhes a respeito do orçamento, escalação, locações, duração das filmagens, ensaios e preparação do elenco até a recepção do público ao redor do mundo são abordados pela diretora, que demonstra ter se surpreendido com a repercussão e os prêmios. Suzana ainda dá uma aula sobre aspectos particulares da forma com que dirige filmes e sobre como é levar uma obra literária de tamanha importância para o cinema.
Ficha Técnica:
Direção: Gabriella Dias
Roteiro: Gustavo Acioli
Edição: Fernando Nicolletti
Cinegrafia: Wanderley Moreira
Produção: Wanda Palma
Formato Nativo: VHS
Ano: 1997
Tags: Romance, Livro, Historia, Cinema, Cineasta, Suzana Amaral, Ivo Barbieri, Denise Bandeira, Gustavo Acioli, Lara Valentina, Debate, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Uerj, Memória Uerj, NuMA, Núcleo de Memória Audiovisual, Centro de Tecnologia Educacional, CTE, TV Uerj, TV universitária