Uerj Vídeo: Vidas Secas – Debate com o diretor Nelson Pereira dos Santos

Por |2023-11-24T22:54:11+00:00novembro 24, 2023|Série Audiovisual, Uerj Vídeo|

Sinopse: O consagrado diretor Nelson Pereira dos Santos fala sobre a experiência de adaptar uma obra, com linguagem tão única quanto Vidas Secas, para as telas de cinema. O evento foi realizado em 1997, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), a partir da série de debates “Um olho no livro, outro na tela”, promovida pelo Programa de Pós-graduação em letras da UERJ. Lançado em 1963 e vinculado ao Cinema Novo, Vidas Secas foi amplamente reconhecido e premiado no Brasil e no mundo, estando na 3º posição dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos (Abraccine, 2015). A necessidade da síntese, a condensação das cenas, os acréscimos narrativos são pontos trazidos como fundamentais pelos expositores para fazer uma boa adaptação do livro para o filme, mantendo a qualidade da narrativa. Nelson também conta sobre o processo para conseguir a permissão de realizar seu filme. Os aspectos fotográficos e sonoros, buscando captar o sertão nordestino, são discutidos. Na última pergunta, responde se o cinema tem de ser necessariamente político.

Com participação de: Nelson Pereira dos Santos (Diretor), Ítalo Moriconi (Professor de literatura da Uerj), Ivana Bentes (Professora e crítica de cinema)

Edição: 1, Série: 459

Ano: 1998

Nativo: VHS

Tags: Vidas Secas, Graciliano Ramos, Audiovisual, Cinema Brasileiro, Nelson Pereira dos Santos, Linguagem, Uerj Vídeo, Ítalo Moriconi, Ivana Bentes, Um olho no livro outro na tela, Cinemateca do MAM, Museu de Arte Moderna,Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Uerj, Memória Uerj, NuMA, Núcleo de Memória Audiovisual, Centro de Tecnologia Educacional, CTE, TV Universitária.

Ir ao Topo