O grupo Ah! Banda, integrado por alunos e ex-alunos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp) e da graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), relembrou, no dia 21 de novembro, a explosão cultural de 1968. A apresentação aconteceu no palco do Teatro Odylo Costa, filho e contou com clássicos de compositores como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Geraldo Vandré, entre outros.

1968 foi emblemático, tanto cultural como politicamente, um ano de resistência contra o racismo, a violência e a guerra. Do movimento estudantil ao movimento hippie, da Tropicália ao Hair – no cinquentenário deste ano que ficou na história, Ah! Banda apresenta sucessos da época, com clássicos que eternizaram o período de lutas e protestos.

Ah! Banda é um conjunto musical fruto de um projeto de extensão universitária em parceria com a Iniciação Científica Júnior (ICJr) do CAp, coordenado pela professora Ilana Linhales. A proposta do projeto é compreender os aspectos sociais, políticos e culturais na música brasileira e de outras nações.

Confira a parte musical da apresentação.

Ficha técnica:
Ana Barão – Percussão, teclado e voz