Fundada em maio de 2005, a Rádio Uerj faz parte do Centro de Tecnologia Educacional (CTE), criado com a missão inicial de gerenciar os recursos audiovisuais da universidade. Durante toda sua história, a rádio sempre atuou em defesa da divulgação científica e da democratização do conhecimento, produzindo programas e podcasts e divulgando serviços e ações da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Através de uma comunicação pública de qualidade, auxilia no fortalecimento do diálogo entre a academia e comunidade e estimula o exercício da cidadania. Neste episódio especial, conversamos com Ana Cláudia Theme, diretora da Diretoria de Comunicação Social da universidade; Beatriz Pereira, ex-estagiária da Rádio Uerj; Gisele Sobral, jornalista do Laboratório de Áudio (AudioLab) da Faculdade de Comunicação Social da Uerj, e Sônia Wanderley, diretora do CTE, personagens centrais do processo de criação da Rádio Uerj que comentam sobre suas experiências e contribuições para a implementação dessa iniciativa na Uerj.