O carnavalesco Jack Vasconcelos usa a Sapucaí como suporte à reflexão crítica sobre a política, com o enredo “O Salvador da Pátria”.
Integrante da nova geração de profissionais do carnaval formados na Escola de Belas Artes da UFRJ, junto com Leandro Vieira, da Mangueira, e Jorge Silveira, da São Clemente, Jack começou a atuar em diversas escolas do Rio na década de 2000. Ele trabalhou com Chico Spinoza na Mocidade e com Cahê Rodrigues na Santa Cruz. O primeiro desfile oficial foi em 2004, pela Império da Tijuca. Seu maior aprendizado foram os cinco anos na União da Ilha, levando-a ao Grupo Especial em 2009. Desde 2015, atua na Tuiuti, onde foi vice-campeão em 2018 com o enredo “Meu Deus, Meu Deus, está extinta a escravidão?”.