Às vésperas de completar 50 anos de engenho e fabulação nos barracões das escolas de samba do Rio e São Paulo, a cenógrafa, figurinista e carnavalesca Rosa Magalhães conversa com o Prof. Luiz Ricardo Leitão (coordenador do Acervo do Samba UERJ), sobre o desfile do GRES Estácio de Sá em 2020, cujo enredo é “Pedra”, que ela promete abordar de forma bem criativa, lembrando o papel desse elemento na história do nosso país, com direito a uma reflexão sobre a devastação provocada pela mineração na Amazônia e em outras regiões do país.

Rosa, que é professora licenciada em francês pela antiga Universidade do Estado da Guanabara, hoje Uerj, também comenta a homenagem que a universidade lhe presta ao lançar o livro-DVD “Rosa Magalhães: a moça prosa da avenida”, com direito a um documentário de 36 minutos sobre a vida e a obra desta personagem única da folia carioca.