Vídeo sobre a construção do campus da Uerj no Maracanã e os impactos da ditadura militar na Universidade. Produzido a partir de imagens de arquivo do Núcleo MID/Rede Sirius de Bibliotecas da Uerj, Videoteca do CTE, Arquivo Nacional, Arquivo Público do Estado de SP e Jornal do Brasil/CPDocJB, para o projeto “Memória e arquivos universitários: a ditadura militar nos acervos da Uerj”. O evento, que teve o objetivo de abordar os 21 anos de exceção, seu impacto no ambiente universitário e as atuais disputas narrativas envolvendo esse passado recente, for composto por uma mostra audiovisual e debate acerca do tema.

Há 55 anos, o golpe civil-militar de 1964 instaurou no país uma ditadura que deixou marcas profundas na sociedade brasileira, até os dias de hoje. As universidades e o meio científico também foram atingidos, inclusive a Uerj: além de censura e perseguições, o aluno de Medicina Luiz Paulo da Cruz Nunes foi morto pela polícia durante protesto estudantil em frente ao então Hospital das Clínicas, atual Hospital Universitário Pedro Ernesto, em 22/10/68.