Em 2019, a Videoteca do Centro de Tecnologia Educacional da Uerj (CTE) comemora 25 anos de preservação da memória da produção intelectual e científica da Universidade.

Com mais de oito mil títulos, o acervo reúne programas de TV produzidos pelo CTE, imagens históricas da Uerj, documentários e também vídeos didáticos e científicos de outras instituições. Todo esse material é aberto ao público para consulta. Além disso, a Videoteca conta com o registro da participação de escritores, políticos, educadores e cientistas em eventos realizados ao longo dos anos pela Universidade.

Para comemorar os 25 anos da Videoteca, a Rádio Uerj preparou uma playlist especial com frases e pensamentos de personalidades que fazem parte do acervo, como Darcy Ribeiro, Herbert de Souza, Milton Santos, Leonardo Boff, entre outros.

O acervo da Videoteca pode ser consultado no CTE, mediante agendamento pelo telefone (21) 2334-0089 (das 9h às 17h, de segunda a sexta), ou pelo e-mail videotecacte@gmail.com. O CTE fica na rua São Francisco Xavier, 524, 10º andar, bloco F, sala 10.043 – Maracanã.

Acesse a playlist especial de 25 anos da Videoteca do CTE.

E ainda há mais o que celebrar: o CTE foi contemplado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) para desenvolver o projeto de criação do Centro de Memória Audiovisual da Uerj, que disponibilizará todo o acervo da Videoteca para o público, em um espaço dentro da universidade, inspirado no conceito de biblioteca parque. Aguardem!