A AstraZeneca e a Pfizer conseguiram reunir saúde, tecnologia e inovação em uma só dose! Isso porque os times, que receberam o nome dos imunizantes, formados, cada um, por um professor e cinco alunos, venceram a Liga das Startups de Saúde no último dia 26. O evento, promovido pela Uerj, reuniu alunos e professore com o objetivo de propor soluções para melhorar os processos de gestão no Hospital Universitário Pedro Ernesto e na Policlínica Piquet Carneiro.

O evento que recebeu o nome “da Uerj para a Uerj” foi composto por uma fase de treinamento, por meio de palestras, e uma fase prática voltada para o desenvolvimento dos projetos. Os dez times foram divididos entre projetos voltados para cada unidade de saúde nomeados de acordo com as vacinas para o novo coronavírus.

A Janssen e Sputnik V foram derrotadas pela criatividade da AstraZeneca, que ficou responsável pelo projeto do Hospital Pedro Ernesto, a equipe desenvolveu o “MedData”, um aplicativo para gerenciar todo o cotidiano do Hospital Universitário por meio de um simples smartphone. Já na Policlínica Piquet Carneiro quem dominou foi a Pfizer, derrubando até mesmo a Coronavac e a Covaxin com o projeto “Descomplique”, a equipe criou um software capaz de integrar outras aplicações para gestão de suprimentos e da logística, com um sistema adaptável a qualquer dispositivo móvel. A entrega dos certificados e prêmios em dinheiro para os times vencedores acontece neste mês de outubro

Segundo Karla Figueiredo, professora de Matemática e Estatística e idealizadora do projeto, o momento é de iniciar a implementação das soluções e transformá-las em realidade a partir da união das equipes vencedoras, das unidades de saúde e de profissionais da área de desenvolvimento e programação do Senac, que foi parceiro do projeto.

Para conferir a live de encerramento acesse o canal do Teleodonto Uerj no Youtube!

Do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Maria Júlia Melo.