Quatro produções do Centro de Tecnologia Educacional (CTE) são a base da participação do setor no 4º Encontro Internacional História e Parcerias, realizado pela Associação Nacional História (ANPUH) com apoio do INCT Proprietas. Entre os dias 28 e 30 de novembro, de forma virtual e síncrona, quando pesquisadores apresentam investigações interdisciplinares em diálogo com a História.

A participação do CTE será na quinta-feira, 30 de novembro, a partir das 10h. A comunicação coordenada titulada “História e Comunicação: Tecendo sentido através de narrativas” se baseia nas experiências oriundas da execução das webséries “História na Rua” e “Se Liga na História”(TV Uerj) , do podcast “História ao Pé do Ouvido” (Rádio Uerj) e do projeto “Memória Uerj” (Núcleo de Memória Audiovisual, Laboratório de Pesquisa e Práticas de Ensino em História e TV Uerj).

A participação no evento tem como objetivo apresentar as potencialidades do CTE como um setor de produção de conhecimento a partir das diversas parcerias realizadas.  Para a diretora do CTE, Sonia Wanderley, tanto historiadores quanto os profissionais da comunicação que trabalham pensando a divulgação científica devem ter claro que a comunicação é intrínseca às dinâmicas sociais e políticas.

“A maneira como as informações são disseminadas e recebidas influencia a opinião pública, as mobilizações sociais e os eventos políticos. Portanto, reunir profissionais dessas áreas realizando uma interseção entre comunicação e história, objetivo dessas produções do CTE, permite uma compreensão mais profunda das forças que moldam as sociedades ao longo do tempo”, destaca. Além de Sonia apresentam os trabalhos: a coordenadora pedagógica, Michele Avelar, a bolsista Qualitec Letícia Aires, os jornalistas Thalyta Mitsue e Diedro Barros, além do técnico-audiovisual Iulik de Farias.

Essa atuação interseccional que une produção audiovisual e divulgação é entendida como uma possibilidade de expandir conhecimento, conforme destaca a jornalista Thalyta Mitsue. “O evento possibilita que encontremos outros profissionais com objetivos semelhantes para dialogar e trocar ideias acerca das melhores práticas para a divulgação científica e democratização do conhecimento”, afirma.

O técnico-audiovisual Iulik de Farias, responsável pela edição da websérie “Se Liga na História”, avalia que a partir da apropriação  da linguagem audiovisual por parte de estudantes e educadores, novas dinâmicas de ensino e aprendizagem podem ser formuladas de maneira a colocarem a autonomia e o protagonismo dos jovens em posição central no desenvolvimento pedagógico da Educação Escola.

Do ponto de vista da bolsista Qualitec, Letícia Aires a participação no evento História & Parcerias permite conhecer outras áreas de ensino ampliando o processo formativo. “Com projetos que unem a comunicação e educação, queremos mostrar para a comunidade científica as potencialidades desses espaços como o CTE, se tornando um difusor de aprendizado multirreferencial”, destaca.

A participação em um evento acadêmico também fortalece a imagem institucional do CTE, como avalia a coordenadora pedagógica, Michele Avelar. “A participação em eventos como este demonstra a importância do CTE como setor estratégico no apoio às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade e, também, como produtor de conhecimentos”, finaliza.