Estudos da Uerj estão contribuindo para o debate sobre a educação inclusiva para pessoas com deficiência. No final de 2020, o decreto que defendia que alunos com deficiência fossem levados a escolas ou salas especiais, chamado Política Nacional de Educação Especial, foi suspendido por uma liminar no STF, com o argumento de que traria ainda mais discriminação e segregação. Segundo Rosana Glat, professora da Faculdade de Educação da Uerj, o decreto colocaria por terra toda a política de educação inclusiva que ficou mais fortalecida no Brasil a partir de 2008, para começar uma nova proposta do zero. Ela ressalta que quando se flexibiliza as práticas pedagógicas, a forma de ensinar e de avaliar, não é só o aluno com deficiência que se beneficia, todos os outros alunos também. As crianças aprendem vivendo a diversidade.

Com financiamento do programa Cientista do Nosso Estado da Faperj, Rosana desenvolveu o projeto “Falando de si: estudos sobre auto percepção e histórias de vida de pessoas com deficiência intelectual”. 30 pessoas foram entrevistadas para o estudo, e a maioria relatou dificuldades de aprendizagem no âmbito da escola comum, seja em relação aos professores, a falta de materiais adequados, de flexibilização curricular e muitas questões de relacionamento, o que revela o retrato atual da educação no país. Em 2020, o grupo iniciou um novo estudo chamado “Vivências de inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual na educação básica”, para esclarecer questões sobre o processo de escolarização. Conheça mais sobre esse e outros estudos relacionados em www.uerj.br na seção notícias.
Diretamente do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, João Gabriel Peres.