A Uezo, a Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste, recebeu a assinatura do projeto de incorporação à Uerj, nessa quarta-feira, 27 de outubro, pelo governador Cláudio Castro. A assinatura da mensagem, que será encaminhada para a Alerj, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, aconteceu no Teatro Odylo Costa, filho, após a cerimônia de investidura do cargo de chanceler ao governador Cláudio Castro e de concessão do título de Grão-oficial da Ordem do Mérito José Bonifácio ao presidente da Alerj, o deputado André Ceciliano.

O título de e Grão-oficial da Ordem do Mérito José Bonifácio é concedido a personalidades nacionais e estrangeiras que se tenham notabilizado nos setores da educação e cultura, sobretudo, em benefício da Uerj. Para o reitor Ricardo Lodi, o presidente da Alerj foi merecedor da honraria por ter ido em defesa da Uerj contra o projeto de lei que pedia a extinção da Universidade. Na época, Ceciliano disse que enquanto ele fosse presidente o projeto não seria votado. Sobre a proposta de incorporação da Uezo à Uerj, de acordo com o presidente da Alerj, a votação está prevista para acontecer até novembro.

“O governador agora assina a mensagem, a mensagem chega amanhã eu publico no Diário Oficial, na quarta próxima eu ponho na pauta, recebe emendas, discute-se, fazemos uma ou duas audiências públicas e na última semana de Novembro vamos levar a pauta para votação definitiva. Acho que até Novembro da Assembleia a gente vota.”

Para a reitora da Uezo, Luanda Moraes, a incorporação representa, finalmente, a consolidação da Universidade,  criada há16 anos.

“A consolidação da Universidade pública, gratuita, socialmente referenciada de qualidade e excelência na Zona Oeste para a Zona Oeste. O projeto Uezo não nasceu ontem, nasceu em 2005, mas somente agora ele tá sendo possível ser concretizado e consolidado através dessa incorporação trazendo toda musculatura, toda estrutura que a Uerj tem para que nós na Uezo possamos desempenhar toda a nossa excelência do corpo docente do corpo discente e do corpo técnico na oferta de ensino, pesquisa e produção de Ciência e inovação para a Zona Oeste e na Zona Oeste”

Durante a entrega do colar ao chanceler da Universidade,  o reitor Ricardo Lodi ressaltou que esta é a primeira vez, em muitos anos, que o orçamento da Universidade não está contingenciado.
O governador reconhece a Uerj como uma das principais instituições do estado e fala sobre a parceria com a Universidade.

“A Universidade ajuda o governo do Estado com caráter científico e ainda ajuda a gente a poder botar as pessoas nos programas, e com isso o programa ganha embasamento científico, embasamento jurídico, e todo o recurso que a gente pagaria para uma OS alguma coisa a gente paga Universidade, o que ainda faz a Universidade ter mais recurso ainda para poder investir em melhorias, em campos, em melhorias nos cursos. A Universidade já tem sido uma partífice efetiva. O diálogo é permanente, a gente sempre tá consultando a Universidade, e a formação dos profissionais do futuro que estarão no estado inteiro. Com certeza a Uerj é um patrimônio, ela é uma joia do estado e é assim que a gente tem tratado ela.”

Também estiveram presentes na cerimônia o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, e vice-chanceler da Uerj, o Dr. Serginho, o secretário de Estado e Educação Alexandre Valle e o vice-reitor da Uerj, Mário Sérgio Carneiro.

Do Rio de Janeiro para a Rádio Uerj, Aline Daflon.

Foto: Daniel Barros Luz