Ser estudante e conciliar isso com a jornada de ser pai ou mãe não é algo simples, já que ambas tarefas exigem dedicação e responsabilidade. Pensando nisso, a Uerj anuncia a criação do auxílio creche para todos da comunidade discente da universidade, inclusive para alunos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, o CAp – Uerj, que tenham filhos em idade de Educação Infantil.

O auxílio no valor de 900 reais será fornecido através dos recursos orçamentários destinados aos programas de assistência estudantil e podem usufruir do benefício estudantes matriculados e responsáveis por crianças de 0 a 7 anos incompletos. Em casos onde ambos os pais são estudantes da instituição, apenas um dos dois pode fazer uso do benefício.

Além disso, a Universidade também anunciou a criação de mais uma medida muito importante, o Auxílio-transporte Emergencial. Criado para dar suporte aos alunos de graduação cotistas ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o benefício será pago durante a pandemia aos estudantes dos cursos presenciais no valor de 300 reais. Já para os alunos do semipresencial o auxílio será de 50 reais.

A medida é considerada uma forma de compensar a suspensão do Passe Livre Universitário realizada pela Prefeitura do Rio e que prejudicou, principalmente, estudantes que atuaram nos trabalhos da linha de frente durante a pandemia.

O reitor Ricardo Lodi afirma que, ao atender a essas importantes demandas, o objetivo é garantir o pleno desenvolvimento acadêmico dos estudantes e reduzir a evasão que, muitas vezes, ameaça o futuro daqueles que querem estudar, mas enfrentam dificuldades com crianças pequenas em casa ou até mesmo para se deslocar até a Universidade, principalmente depois da pandemia.

Confira mais detalhes em: www.uerj.br na seção notícias.

Diretamente do Rio de Janeiro, Ana Júlia Brandão para a Rádio Uerj.