A Dívida Impagável, obra de Denise Ferreira da Silva, possibilita a compreensão de como o processo de escravização negra e indígena resultou em condições favoráveis para o surgimento do capitalismo. Mas por que as atualizações do sistema e o capitalismo financeiro são considerados os principais inimigos das populações não-brancas? Para tentar compreender esta questão, no episódio de hoje do Campo, a professora Paula Lacerda analisa o pensamento da escritora, atravessando a crise dos subprime nos Estados Unidos. (T.01 – EP.02 – 10/04/2023)

Colaboração: Brune Herculane, estudante de Ciências Sociais da Uerj e bolsista de extensão do Campo. Participação na construção do roteiro e na pesquisa, sendo responsável pela checagem e pela escolha das inserções sonoras.

Referências:

FERREIRA DA SILVA, Denise: A Dívida Impagável. São Paulo: Oficina de Imaginação Política e Living Commons, 2019.

Áudio:

BaianaSystem: Lucro (Descomprimindo). Disponível em:

. Acesso em: 25/04/2023.

CF08: A Dívida Impagável e a Poética Negra Feminista. Disponível em:

. Acesso em: 25/04/2023

Faculdade de Educação da UFRJ: A DÍVIDA IMPAGÁVEL – DENISE FERREIRA DA SILVA. Disponível em:

. Acesso em: 25/04/2023

FERREIRA, Bia. A Conta Vai Chegar. Disponível em:

. Acesso em: 25/04/2023.

SOARES, Elza. A Carne. Disponível em: